Curiosidades [BR]

Olá! Enquanto estou no caminho de produzir algumas coisas, é hora de contar histórias antes da história. São as curiosidades sobre a série! :D

Conforme atualizo aqui, atualizo também no nosso server no Discord, e vice-versa. Separadas por assunto em comum, serão postadas em lotes de 10 em 10.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 10/12/2022.


LORE ANTERIOR
1. A data da concepção dessa série é 02/09/2013 - na fila de um bazar, comprando uma torradeira, um livrinho e outras coisas. Bem específico, não?

2. A primeira ideia era ser uma série de tirinhas, tanto é que já existiu o subtítulo "Tiny Comics", e mais tarde, o qual ainda uso às vezes, "Short Stories".

3. Esta série NÃO É a primeira aparição e/ou criação deles: antes disso, há duas HQs (por isso a ideia das tirinhas!), ambas com referências ao universo de "Hora de Aventura".

4. As HQs são em inglês, postadas no DeviantArt. Concebidas até antes, em 2012/2013, elas continuam em curso! Graças à enrolação? a uma série de fatores da vida da autora. Elas são "Strange Kingdom" e "Jack Buzzard Goes To Space", que você pode ler aqui e aqui.

5. Jack é, originalmente, um personagem do universo de "Hora de Aventura", e Jackie seria para ele, o que Fionna é para o Finn: apenas uma versão feminina. Porém, graças ao envolvimento da autora com os personagens, isso não é mais verdade, e fica a "regra" dos encontros entre eles em quaisquer universos expandidos e paralelos, inclusive em "Strange Kingdom", onde isso valeria mais.

6. A palavra "viagem" (ou "ride", em inglês) está presente nos três universos. Se ainda não estiver no momento em que você está lendo, é porque ainda estou escrevendo, então tenha calma, kk.

7. Até agora (Junho/2022, no momento em que escrevo isso), em relação à presença do casal principal, só existem estes três universos.

8. O universo principal de sua existência seria o de "Strange Kingdom", mas este de "Jack & Jackie" expandiu muito, mas muuuuuuuito mais, fazendo deste, portanto, o universo principal.

9. As HQs têm um roteiro, mais ou menos modificado, e foram imaginadas como "filmes". "JBGTS" tem chance de chegar nesse patamar, hein. 👀

10. Em todos os casos, Jack e Jackie não têm consciência de que existem outros deles mesmos, mas têm consciência da existência de universos paralelos.



TRILHA SONORA
11. Desde tenra idade, esta autora gosta da ideia de músicas para contar uma história.

12. A inspiração para esta série veio quando a autora descobriu a banda The Brian Setzer Orchestra. ♥ Isto foi no dia 12/05/2013, finalmente achando a referência certa nos créditos de um curta de Natal (em maio!!!) dos "Pinguins de Madagascar". O curta é este e a música é esta!

13. Mal sabia ela que já conhecia os característicos riffs dessa guitarra! Alguns muitos anos antes, revelava-se uma predileção pela música-tema de "O Point do Mickey", ou, "House of Mouse". Brian Setzer + desenhos animados = amor. ♥

14. A partir daí, o primeiro conteúdo encontrado da banda foi o clipe de "Jump, Jive an’ Wail", um clássico de Louis Prima. A atração foi instantânea, incluindo inúmeros clipes no YouTube, shows inteiros salvos em mp4, e sim, a compra de dois CDs.

15. Inclusive, como um estudo - e como hobby, claro! -, a autora fez aulas de dança; na escola, chamadas de "Rockabilly". Claro, há outros estilos musicais envolvidos (Swing, Charleston, Lindy Hop), mas na dúvida, chamemos tudo de Rockabilly. Tá errado? Tá, mas tá bão.

16. Pra tentar memorizar tudo que aprendeu, a autora desenhou os passos. Então, sim, ela tem um Manual de Rockabilly. (Mas provavelmente vai desenhar/animar a maioria dos passos com rotoscopia.)

17. Quebrando toda a vibe, esta mesma autora tem receio de divulgar a série, por conta das músicas sendo usadas e de achar que vai dar zebra. Vamos combinar que esta mesma autora é parte de duas fansubs e tá tudo bem até agora...

18. Sinceramente, a autora achou que ia acabar de escrever/animar/criar essa história mais cedo... Porém, há males que vêm para bem, pois o tempo que está levando pra isso acontecer está refinando a escrita (eu acho?), os gostos, e também a trilha sonora, com inclusões recentes mesmo depois de um estudo completo.

19. Até mesmo músicas incidentais têm vez, como, por exemplo, algumas muitas que tocam durante as receitas do Tasty Demais. (Sim, perdão, esta autora tem um gostinho pelo BuzzFeed.) Aqui, um exemplo, e cuidado para não ficar com fome!

20. A trilha sonora quase completa e quase do jeito que a autora quer, está nesta playlist do Spotify. Já a versão completa, porém fora de ordem, está nesta pasta do Google Drive.



PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS PERSONAGENS
21. As espécies, o fato de ser um grupo de doze, os nomes, suas alturas, veio tudo de uma vez. Agora, de onde veio, nem a autora faz ideia...

22. Cada um dos personagens é de uma espécie existente de verdade, incluindo suas cores. As exceções são alguns híbridos e outros cujas espécies são mitológicas. Ah, e duas Neopets.

23. Os personagens principais e alguns dos secundários têm sobrenomes que indicam ou referenciam suas espécies.

24. A autora tentou, em certa época, colocar caudas nos personagens. Não deu certo.

25. Tendo isso em mente, foram mantidos os pés, parecidos com os das espécies verdadeiras, e detalhes de penas nos cotovelos, como um lembrete de que são aves. Deu certo.

26. E tendo em vista os bicos - pequenos, médios, grandes -, como é que esse povo vai se beijar?! Licença poética, cara, se vira aí. Se o Mordecai consegue, nós também, uai.

27. Com um pouco mais de estudo, alguns personagens mudaram de nome. É o caso de Morris, que era Morrow; Lisa, que era Laesia; e Mae, que era Maening. Ninguém mandou a autora inventar uns nome doidão.

28. Adicionalmente, Ted foi o único que mudou drasticamente de visual: seu cabelo e cavanhaque eram redondos, como de um galo de verdade. A mudança destes detalhes para a aparência mais "cabeluda" deixou-o mais natural.

29. O personagem mais velho de todos é o avô paterno de Jack, Angus, que nasceu em 1924. O mais novo, pelo menos até a quarta temporada, é o irmão caçula da Jackie, Todd, que nasceu em 2001.

30. Só existem quatro personagens canhotos em toda a série: Jack, Lorenzo, Cosmo e Angus. Todo o resto, assim como a autora, é destro.



CONTEÚDO LITERÁRIO
31. Várias versões da história foram escritas, sendo a atual, a de número seis. Vai por mim: essa é MUITO MELHOR do que as outras...

32. Um exemplo: ela foi lá e conseguiu terminar a segunda versão. Eba!!! Ao ver de novo... Não só dá pra refinar, como isso é só a primeira temporada. Kkkkrying.

33. Estão planejados 60 capítulos/episódios, divididos em cinco volumes/temporadas. E alguns conteúdos extras, só pra ajudar. :)

34. A versão atual conta com narração alternada em primeira pessoa, uma ideia adquirida após a leitura de "Chegando Juntos", de Josie Lloyd e Emlyn Rees — este, inclusive, que é um livro de 1999 e ganhou sua tradução brasileira em 2000! Se já existia um livro assim, a autora desconhece, da mesma forma que desconhecia esta forma de narrar e acredita que esta obra seja a primeira do gênero. Fato é que essa ideia foi considerada genial, bem recebida o bastante para ser o formato de contar esta história.

35. A autora percebe que tem uma maneira característica de escrever, conforme o enredo vai tomando forma. Ajudando a moldar ou inspirar esse detalhe, a saga "Fazendo Meu Filme", de Paula Pimenta, altamente recomendada – assim que começa, você não consegue parar de ler!!!

36. Uma grata surpresa encontrada pela autora: "Animate Me – Amor Criativo", de Ruth Clampett. Possui referências e ambientação em universo de desenhos animados e boa construção de personagens.

37. Menos relevantes para a criação desta história, mas também leituras inspiradoras e interessantes: "Surpreendente!" e "Todo o Tempo do Mundo", de Maurício Gomyde.

38. Praticamente ao mesmo tempo em que a versão escrita é feita, a tradução para o Inglês também acontece.

39. Certos detalhes parecem melhor escritos do que traduzidos para desenho animado, e vice-versa. Da mesma forma, algumas referências funcionam melhor em Português, e outras, em Inglês.

40. Correções constantes: não raro, ocorre da parte da própria autora uma leitura despretensiosa, tentando olhar como quem vê pela primeira vez, para corrigir trechos que dá para melhorar ou erros que foram deixados passar. A quem estiver lendo aqui, sinta-se livre para ajudar e/ou fazer apontamentos, caso queira. No momento em que escrevo (Dezembro/2022), uma pessoa já fez isso, e muito irá me ajudar. Obrigada novamente!



CONTEÚDO ANIMADO
41. A versão animada desta história é construída em quatro pilares. "Hora de Aventura" (2010-2018) é um deles, sendo o meio pelo qual pelo menos os personagens principais surgiram. Não usa do mesmo teor de enredo, mas lembra o estilo de desenho, como pode ser visto com TODOS os personagens tendo o formato dos olhos do Finn.

42. Um marco para a autora e uma obra-prima a cada frame, "Space Dandy" (2014) é o segundo pilar, ajudando a imaginar um formato despretensioso de ser, como certas cenas serão, e inclusive fazendo uma ponta no enredo, na figura de "Pomp Phoenix". O próprio comportamento do protagonista é salpicado em vários dos personagens. Impossível não amar, baby.

43. "Steven Universe" (2013-2019) também é um núcleo de inspiração recheadíssimo! Um universo muito bem construído, cenários LINDOS, detalhes milimetricamente pensados, paleta de cores, estilo de arte, pode nomear: essa série merece a mais alta das glórias, de tão bonita que é. (Se a autora caprichar, é o que humildemente almejamos ser.)

44. "DuckTales" (2017-2021) veio um tanto depois desta série estar formada, chegando como um sopro de renovação para formar o quarto pilar! Obviamente, ajuda o fato da maioria dos personagens serem aves, não é mesmo? Porém não só isso: o timing, as piadas, também o estilo, tudo contribui como uma fonte de estudo.

45. Quebra de quarta parede? TEMOS. São treze, os personagens que têm isso intrínseco em seus modos de ser; alguns têm consciência disso e outros, não.

46. Self-insert (auto-inserção)? TEMOS! A autora quis se divertir um pouco, se fazendo presente e interferindo minimamente com os protagonistas. Ou será que não? O nome da personagem é Anastacia. Olho nela!

47. Easter eggs? Referências?? TEMOS!!! E não só de desenhos, mas também de filmes, séries, acontecimentos, grupos... São tantas coisas que merecem um espaço só pra elas. E esse espaço virá, em breve.

48. Algumas formas de animação usadas aqui: frame a frame, cut-out, rotoscopia, motion graphics, tudo com taxa de 24 frames por segundo.

49. Esta série NÃO É considerada do gênero "Musical", embora conte com trilha sonora extensa e inclua elementos que remetam a isso. A autora prefere classificá-la como "Romance", ou, de forma mais abrangente, um "Slice of Life".

50. Esta versão do desenho animado não tem a pretensão de se encaixar em nenhum modelo específico comercializado atualmente, como por exemplo, segmentos de 11 ou 22 minutos. O primeiro teste contou com cerca de 15 minutos, podendo ser mais ou menos do que isso. A ideia disto tudo é ser um experimento.



CONTINUA...

Assinatura Júlia Lee

Postar um comentário

0 Comentários